sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Divagando Sobre Da Vinci


Divagando Sobre Da Vinci

Da Vinci, nasceu em 15 de abril de 1452 e morreu aos 67 anos em 2 de maio de 1519.
Nascido em Florença, na esquina cultural renascentista onde sempre esteve muito a frente do seu tempo, Da Vinci foi uma figura emblemática e certamente um dos maiores nomes da história humana. Com bastante clareza posso afirmar que sua inteligência e peculiaridades são extraordinariamente espantosas e fantásticas. Porque Da Vinci usava a escrita reversa? Como um homem poderia ter tantos conhecimentos a respeito do tempo-espaço, da música, pintura, engenharia, matemática e outros? Por onde esteve e com quem andou de 1476 à 1478, quando simplesmente desaparece de qualquer registro que hoje temos? São muitas as perguntas e são poucas as respostas, por isso divagar sobre Leonardo da Vinci, acredito ser uma viagem sensacional.
Sei que Da Vinci, está diretamente ligado à robótica, aeronaves, aeroplanos, submarinos  e a um conjunto interminável de inventos e engenhocas que hoje fazem parte do nosso cotidiano, mas veja bem, idealizados ou inventados há 500 anos. Eu disse 500 anos. Teria Leonardo Di Ser Piero Da Vinci viajado no tempo? Teria ele inventado a tão sonhada máquina do tempo? Alienígenas ter-lhe-iam sequestrado e mostraram-lhe o que hoje temos? O futuro responderá.
Suas pinturas, não são menos contraditórias que outras questões. Na pintura Anunciação, por exemplo, começada por seu mentor e terminada por ele, encontramos tintas distintas usadas por ambos, mas porque seu mentor usaria um tipo de tinta e seu aluno uma diferente? Ao tentar conhecer a autenticidade de Da Vinci nesta pintura, os pesquisadores submetem a pintura aos raios X e a parte pintada por Da Vinci, "o anjo", simplesmente desaparece. Talvez esses temas tão complexos tenham sido feitos propositadamente para nos deixar algumas pistas do que ele naquela época não podia dizer e gostaria que nós no futuro descobríssemos. Quem garante, não ter sido obrigado a trabalhar ou colaborar para que isso nos impulsionasse para onde hoje estamos? Sem dúvida nenhuma, Da Vinci depois de Jesus é o cara a ser batido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Viagens pelos Mundos ( parte 5 ) Pleiades

Viagens pelos Mundos – 5 Pleiades Por Antonio Bencardino Perfil e outros livros do autor Site Prólogo - Quando falei a resp...